sexta-feira, 29 de setembro de 2017

É do governo estadual a iniciativa de reduzir a Escarpa Devoniana | Celso Nascimento | 04/08/2017 | Gazeta do Povo

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo


De quem teria sido a brilhante ideia de restringir a menos de um terço a área protegida da chamada Escarpa Devoniana?

O assunto ganhou proporções polêmicas quando o deputado Plauto Miró (DEM) apresentou o projeto de redução na Assembleia no início deste ano legislativo. Segundo ele, a possibilidade de redução estaria comprovada graças a um estudo realizado pela Fundação ABC, uma entidade de pesquisa mantida pelo setor do agronegócio. Pelo estudo, a exploração agrícola em áreas que estão hoje sob proteção desde 1992 não traria prejuízos ao patrimônio ambiental da Escarpa.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Porto Rico pede ajuda urgente dos EUA após furacão Maria | Mundo | 26/09/2017 | DW | G1

Governador do território americano solicita "ação rápida" de Washington para recuperar devastado território americano. Trump alerta para "graves problemas" no arquipélago caribenho, imerso em dívida pública bilionária.


Por Deutsche Welle



Furacão Maria em Porto Rico, em imagem de arquivo (Foto: Hector Retamal/AFP)


O governador do território americano de Porto Rico, Ricardo Rossello, pediu uma ação rápida na assistência para a recuperação da devastação causada pelo furacão Maria. A ajuda federal dos EUA está demorando a chegar, e há longas filas em supermercados e postos de gasolina. Muitos moradores do Estado insular estão sem alimentos, água e combustível.

10 mitos sobre a ditadura no Brasil (ou: Por que você não vai querer que ela volte) | Ana Prado | 24/02/2017 | Guia do Estudante

Por Rôney Rodrigues

Conteúdo publicado originalmente no blog História sem Fim (link quebrado), da SUPERINTERESSANTE


Em 1964, um golpe de estado que derrubou o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura no Brasil. O regime autoritário militar durou até 1985. Censura, exílio, repressão policial, tortura, mortes e “desaparecimentos” eram expedientes comuns nesses “anos de chumbo”. Porém, apesar de toda documentação e testemunhos que provam os crimes cometidos durante o Estado de exceção, tem gente que acha que naquela época “o Brasil era melhor”. Mas pesquisas da época – algumas divulgados só agora, graças à Comissão Nacional da Verdade – revelam que o período não trouxe tantas vantagens para o país.

Em uma época em que não é incomum ver gente clamando pela volta do regime e a por uma nova intervenção militar no país, decidimos falar dos mitos sobre a ditadura em que muita gente acredita.

Mulheres não podem dirigir porque têm apenas 'um quarto de cérebro' dos homens, diz clérigo saudita | Mundo | 26/09/2017 | G1

Vídeo que mostra Sheikh Saad Al-Hijri declarando que as mulheres "não merecem dirigir porque só têm um quarto de cérebro" viralizou nas redes sociais e gerou fortes polêmicas entre as mulheres do mundo árabe.

Sheikh Saad Al-Hijri (Foto: Reprodução/Youtube/أخبار اليوم )
Um vídeo que mostra o clérigo saudita Sheikh Saad Al-Hijri declarando que as mulheres "não merecem dirigir porque só têm um quarto de cérebro" viralizou nesta quinta-feira (21) nas redes sociais.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Madri usa força para reprimir plebiscito na Catalunha | Internacional | 20/09/2017 | Jornal O Estado de S. Paulo

Com autorização da Justiça, governo de Mariano Rajoy prende 14 pessoas acusadas de organizarem a consulta popular sobre a independência da região de Barcelona; ação é realizada em nome da "legalidade" contra secessionistas


Por Andrei Netto, correspondente de "O Estado", em Paris


O governo de Mariano Rajoy ordenou nesta quarta-feira, 20, a prisão de 14 pessoas acusadas de organizarem o plebiscito sobre a independência da Catalunha, marcado para o dia 1º. A ação policial, de amplitude e natureza inéditas desde o fim da ditadura de Francisco Franco, entre 1939 e 1975, detonou a tensão entre Madri e Barcelona porque a maior parte dos presos eram membros do governo catalão. O caso representa um marco na luta dos independentistas, que acusaram o governo de Madri de usar a força para suspender, na prática, a autonomia regional.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O êxodo rohingya | Mundo | 20/09/2017 | Portal G1

Centenas de milhares de pessoas de uma minoria islâmica de Mianmar fogem para Bangladesh para escapar da violência onde vivem. Entenda a crise.

O atual êxodo de muçulmanos rohingya que fogem da violência no noroeste de Mianmar tem potencial para virar um desastre humanitário: mais de 300 mil refugiados já atravessaram a fronteira para Bangladesh desde 25 de agosto, quando militantes rebeldes rohingyas atacaram forças de segurança birmanesas, provocando uma brutal contraofensiva dos militares contra aldeias dessa minoria islâmica no país asiático.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Sensacionalismo, pressa ou ignorância – a volta da cura gay | Por Dr. Daniel Martins de Barros | 19/09/2017 | E+ Estadão | Jornal O Estado de S. Paulo

Até que ponto cabe à justiça deliberar sobre as práticas de saúde?


*Por Dr. Daniel Martins de Barros

Talvez você já tenha lido as manchetes dizendo que a justiça autorizou os psicólogos a tratarem a homossexualidade como doença. Não a colocaria na categoria de fake news (notícia falsa), mas é claramente junk news a manchete simplifica muito a notícia, passando uma ideia superficial e enviesada. Como ela tem aquele jeitão que rende muitos likes e compartilhamentos, não descarto que seja propositalmente assim. Mas como também o assunto é complexo, requerendo um aprofundamento que tomaria um tempo que nem todo site de notícia tem, podemos dar o benefício da dúvida talvez ela só tenha sido escrita às pressas. Ou vai ver que ninguém entende nada do que está falando, o que é sempre uma possibilidade.

domingo, 17 de setembro de 2017

Mulheres e homens devem pagar o mesmo preço na balada | Economia | Revista Veja | Publicado em 03/07/2017

Segundo a Senacon, preços menores para mulheres são abusivos fazem parte de estratégia para atrair o sexo masculino para as casas noturnas

Secretário do consumidor afirmou que serão realizadas fiscalizações até que as práticas abusivas sejam banidas (iStock/Getty Images)

Uma prática comum na vida noturna está com os dias contados. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, divulgou nesta segunda-feira uma nota em que orienta estabelecimentos do setor de lazer, como bares e casas noturnas, a não cobrar preços diferentes para homens e mulheres.

sábado, 16 de setembro de 2017

Quem são e o que pensam os brasileiros que acreditam que a Terra é plana | Mariana Alvim | 16/09/2017 | BBC Brasil

Para os terraplanistas, o planeta seria um disco e o céu, uma cúpula em formato circular | Ilustração: Raphael Salimena

"Globalista, Terraplanista ou neutro?". "Você consegue provar que a Terra é um globo, uma bola?". "Você tem conhecimento de que o Sol e a Lua estão próximos da nossa Terra e 'dentro' da nossa atmosfera, (ou no firmamento) e são menores, bem menores que a Terra?"

É com perguntas como estas que grupos brasileiros de "terraplanistas" - pessoas que acreditam que a Terra é plana - no Facebook avaliam a solicitação de entrada de um novo membro no fórum virtual. Na rede social, há pelo menos 30 grupos do tipo em português.

Em destaque:

A solução para o Brasil passa longe dos extremismos

Edson José Ramon 29/07/2018 Guilherme Paixão/Thapcom O senso comum diz que o Brasil está num beco sem saída, às vésperas de uma el...